segunda-feira, 13 de junho de 2022

Utopia ou decisão?

    Algum de vocês já parou pra pensar em como a vida tem um jeito engraçado de mostrar que estamos reclamando desnecessariamente de algo? Porque tipo como acontece em filmes e seriados de televisão, a gente reclama de alguma coisa, e logo a vida coloca no nosso caminho algo para mostrar que existem formas piores de lidar com a coisa que estamos reclamando e que existem coisas bem piores para se viver na mesma situação. Tipo um alerta sobre, não reclama que pode piorar?
    E nessa de não reclamar que pode piorar engolimos coisas que nos machucam porque poderia ser pior?!? Porque pensamos no que poderia ser pior e não no que pode melhorar se reclamarmos? Porque temos essa tendência humana de ver o lado ruim das coisas que nos acontecem  e incomodam mais que nos atingem de forma bem mais sutil e definitiva? Estou aqui pensando em como isso me fez mal a minha vida toda.
    Aconteceram coisas comigo essa semana que me fizeram pensar quase que obcecadamente nisso. Existem coisas que me incomodam muito nas falas de algumas pessoas perto de mim, atitudes de outras pessoas que nao reclamo ou faço comentários para nao piorar; mas me perguntei por muito tempo o que pode ser pior? E acima disso me lembrei de coisas que eu mudei por reclamar e por pedir pela mudança. Coisas que eu sei que sem minha fala, ou reclamação continuariam da mesma forma incomoda e desconfortável. 
    Então decidi fazer algo diferente, reclamar e tentar fazer com que as coisas mudem; caso não aconteça a mudança eu terei que mudar, e a única forma que me faz mudar em vários desses momentos é me afastando. Não quero mal de ninguém, mais a minha prioridade esta estabelecida e eu quero muito que as coisas possam fluir mais tranquilamente. E isso provavelmente vai fazer algumas pessoas me agredirem porque vai mudar muito meu comportamento com elas. Estou mesmo disposta a fazer isso? Sim estou, e já comecei. Cansei de ser a emocionalmente inteligente que compreende os outros e nunca pode fazer exigências ou ser filha da puta. Cansei de verdade desse meu lado emocionalmente equilibrado que como a agua ao ver um obstáculo contorna mais nao o desafia a sair do caminho, as vezes basta um com licença que o obstáculo se retira porque nem ele entendia ser um obstáculo.
    Quero mudanças e já sei que elas não vão acontecer de fora pra dentro, mais se eu ficar só querendo e nao agir diferente estarei esperando uma utopia. Então vou parar de esperar mudanças que conversando não estão acontecendo. Cansei de ser a racional que controla as emoções e vou sim começar a expressar meu desagrado com certas situações. Não deixarei de ser algo conquistado com muito aprendizado e determinação, minha inteligência emocional não esta ainda na universidade mais ja conclui meu curso básico do assunto. Então basicamente vou ser menos amigável e mais determinada nas minhas colocações. E para concluir esse texto utópico e achei de suposições deixo minha pergunta, e com vc? A vontade de fazer diferente passou de utopia?